segunda-feira, 30 de maio de 2011

Museus

Oláá,
Como vão?
Como não recebi mais sugestões tive que escolher sozinha o tema do post de hoje =(
Bom, pensei em algo que fosse interessante para colocar aqui e achei que colocar informações
sobre  museus brasileiros seria legal, o que acham?
Escolhi dois

O primeiro escolhido foi o Museu Paulista - Museu do Ipiranga,
que possui uma arquitetura maravilhosa. Para não ficar apenas a imagem, meio jogada,
vai um textinho retirado da Wikipédia:

"Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga ou simplesmente Museu Paulista, é um museu brasileiro localizado na cidade de São Paulo, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. É responsável por um grande acervo de objetosmobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".Um dos principais objetivos do museu é mostrar aos visitantes o protagonismo do povo paulista na História do Brasil."




Essa imagem foi retirada do site : http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/A_MuseuPaulista.htm

O segundo escolhido, é nada mais, nada menos do que o MASP.
Vai mais um textinho da Wikipédia...
"Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASPé uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado por Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, por iniciativa de Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina  e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O museu também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país."

Agora uma foto, retirada do site: http://www.brasilturismo.blog.br/


Aí está, dois importantes museus brasileiros, que contribuem muito para o conhecimento da
população, construídos em momentos díspares, mostra também a grande diferença
entre as obras arquitetônicas.
Escolhi só dois, para o post não ficar muito gigante, se você tiver alguma sugestão
mande para o email: apresentandobrasil@gmail.com


Aguardo sugestões.
E agradeço aos comentário e os seguidores.


Até a próxima.


Curtiu?

4 comentários:

  1. Olá, obrigado pelo comentário.
    Sugestão de post:já que o assunto do blog é Brasil, que tal um post sobre Ribeirão Preto e a Feira Nacional do Livro que acontece aqui por esses dias!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Adorei...o museu do Ipiranga me faz relembrar a infância, preciso visitá-lo novamente, os jardins são belíssimos.

    Sugestão: a casa das rosas da Av. Paulista.

    ResponderExcluir
  3. Que legal!
    qnd for a SP visito o Ipiranga!

    beijos

    http://www.style-and-cia.blogspot.com/

    ResponderExcluir